пятница, 27 апреля 2018 г.

Sistema de comércio de janela única


Única janela para o comércio.


A definição mais comumente aceita de um SW é a fornecida pela Recomendação No. 33 da UNECE. Descreve o SW como “uma instalação que permite que as partes envolvidas no comércio e transporte apresentem informações e documentos padronizados com um único ponto de entrada para cumprir todos os requisitos. requisitos regulamentares relacionados com a importação, exportação e trânsito. & ldquo; Se a informação for eletrônica, os dados individuais só deverão ser enviados uma vez & rdquo ;.


Independentemente de sua descrição como plataforma, ambiente ou instalação, um SW pode ser melhor entendido pelo serviço que ele visa fornecer aos comerciantes e autoridades governamentais. Tal serviço é que facilita a troca de informações relevantes de comércio entre comerciantes e agências governamentais, e entre agências governamentais, para obter permissões e licenças, certificados e aprovações necessárias. Isso é feito permitindo que os comerciantes, ou seus agentes, enviem documentos comerciais e dados, em formato eletrônico ou em papel, por meio de um único ponto de entrada.


Fonte: UNECE - UN / CEFACT (Recomendação 33 da UNECE)


Os sistemas de Janela Única mais avançados também conectam atores do setor privado, como bancos comerciais, despachantes aduaneiros e agentes de carga. Um exemplo é o SW moçambicano, lançado em 2011.


Fonte: Histórias de Caso TFIG - Moçambique.


Relevância para facilitação do comércio.


Um SW para o comércio pode ser uma importante ferramenta de facilitação. Se implementado de forma eficaz, pode simplificar procedimentos e formalidades para a apresentação de documentos e coleta de dados e pode economizar tempo e dinheiro preciosos. A seguir estão os principais benefícios que os principais interessados ​​de um projeto de SW podem alcançar:


Governo: aumento da receita do governo, melhor cumprimento das regras, melhor eficiência na alocação de recursos, melhores estatísticas de comércio, Traders: tempos de liberação mais rápidos, um processo mais transparente e previsível e menos burocracia, Alfândega: melhor produtividade da equipe através da infraestrutura melhorada receita aduaneira, um ambiente de trabalho mais estruturado e controlado e profissionalismo aprimorado, Economia como um todo: maior transparência e governança e redução da corrupção, devido a menos oportunidades de interação física.


O serviço alfandegário da Coreia estima que a introdução do seu SU trouxe cerca de US $ 18 milhões em benefícios em 2010, parte do benefício econômico total naquele ano de até US $ 3,47 bilhões dos esforços de facilitação do comércio da agência. Em Cingapura, a Janela Única nacional para o comércio, chamada TradeNet, reúne mais de 35 agências de fronteira desde 1989 e leva a grandes ganhos na produtividade do governo. A alfândega de Singapura alega que, para cada 1 dólar ganho na alfândega, gasta 1 cent & ndash; uma margem de lucro de 9.900% *.


(*) Banco Mundial, & quot; Trading Across Borders & quot ;, no relatório Doing Business 2012 (Banco Mundial 2012). Disponível a partir de.


Sistemas de janela única: o que aprendemos.


O desembaraço das importações e exportações pelas alfândegas e outras agências estão entre os elos mais problemáticos nas cadeias de fornecimento globais. Eles são freqüentemente acusados ​​de prejudicar a capacidade dos países em desenvolvimento de competir nos mercados globais. Como resultado, o Banco e outras organizações de desenvolvimento dedicaram grande atenção ao apoio à reforma e modernização dos processos de liberação de fronteira. Apesar do esforço significativo, as ineficiências na gestão de fronteiras continuam a impactar fortemente a competitividade dos países em desenvolvimento.


A pesquisa realizada pelo Banco nos últimos anos começou a lançar alguma nova luz sobre as razões pelas quais o progresso tem sido tão lento. Embora a melhoria do desempenho alfandegário continue sendo uma alta prioridade para muitos países, ela é apenas uma das muitas agências envolvidas no processamento de fronteiras e é freqüentemente a mais modernizada. As agências alfandegárias geralmente são responsáveis ​​por não mais que um terço dos atrasos regulatórios. Dados do Logistics Performance Index (LPI) sugerem que os profissionais de logística em todo o mundo classificam seu nível de satisfação com os costumes muito mais alto do que o de outras agências de gerenciamento de fronteiras. Na maioria dos países, as agências aduaneiras já empregam sistemas de TI para processar declarações e usam algum tipo de gerenciamento de riscos para garantir que todas as remessas não sejam inspecionadas. Além disso, eles normalmente tentam equilibrar suas responsabilidades de controle com os objetivos de facilitação do comércio e são guiados por padrões internacionais desenvolvidos na Organização Mundial do Comércio e na Organização Mundial de Aduanas. Muitas outras agências de gestão de fronteiras simplesmente não se modernizaram na mesma medida.


O foco dos esforços de reforma, portanto, precisa mudar além da alfândega para enfrentar os sistemas e procedimentos empregados por outras agências de gestão de fronteiras, como saúde, agricultura, quarentena, polícia, imigração, padrões e outras organizações envolvidas na regulação dos fluxos comerciais. Em muitos países, não é incomum que mais de 30 agências governamentais diferentes desempenhem um papel no processamento e desembaraço de mercadorias. Se uma série de documentos em papel precisar ser levada para várias agências - então examinadas e aprovadas antes que as mercadorias sejam liberadas - pouco importa se as declarações alfandegárias puderem ser processadas eletronicamente. A obtenção de ganhos significativos de facilitação do comércio requer uma abordagem abrangente baseada no compartilhamento efetivo de informações, na racionalização de procedimentos e na colaboração genuína entre todas as agências de gerenciamento de fronteiras.


Um forte business case baseado em uma avaliação pragmática de riscos, desafios e capacidades; Um mandato claro e inequívoco do governo apoiado por vontade política genuína; Uma visão de futuro realista - de propriedade de todas as partes interessadas; Acordo sobre estruturas de governança, incluindo qual agência irá liderar a iniciativa, com papéis e responsabilidades claros para todos os principais interessados ​​e obrigações e responsabilidades para o sucesso; e Um programa de trabalho prático com marcos-chave combinados com recursos humanos e financeiros apropriados. Para a equipe do Banco envolvida no apoio a projetos de janela única, é necessário dedicar mais atenção ao desenvolvimento de um compromisso amplo durante a concepção do projeto, identificar as responsabilidades e objetivos individuais de todas as agências participantes e incorporar muito mais face a face apoio durante a implementação. Isso representa um grande desafio; orçamentos restritos de preparação e supervisão raramente financiam o tipo de abordagem prática intensiva necessária.


O DHS avança o desenvolvimento da única janela dos EUA.


Esta semana marca o aniversário de um ano do lançamento da Ordem Executiva 13659: Simplificando o Processo de Exportação / Importação para os Negócios da América. Esta Ordem Executiva estabeleceu um prazo ambicioso de dezembro de 2016 para o Departamento de Segurança Interna concluir o Sistema de Dados de Comércio Internacional (ITDS) e outras atividades de modernização para melhorar a segurança e a facilitação de mercadorias que cruzam as fronteiras da nossa nação. Uma vez concluído, o ITDS permitirá que as empresas cumpram os requisitos governamentais de importação e exportação, transmitindo eletronicamente um conjunto simplificado de dados através da nova “Janela Única”. Esse sistema eletrônico reduzirá significativamente a dependência de formulários em papel e processos manuais, acelerando comércio fronteiriço e reforçar a competitividade económica dos EUA.


O trabalho para desenvolver uma Janela Única do ITDS começou há anos, mas os prazos concretos e os requisitos específicos estabelecidos sob a Ordem Executiva 13659 inspiraram um senso renovado de urgência e comprometimento. Hoje, mais da metade das capacidades técnicas da Janela Única do ITDS foram implementadas com sucesso, e o DHS, em parceria com dezenas de outras agências federais com responsabilidades relacionadas ao comércio, continua em dia com o prazo de 31 de dezembro de 2016. Estamos trabalhando com a comunidade comercial para testar os recursos à medida que eles são implantados, garantindo que desenvolvamos um sistema que funcione tanto para o governo quanto para os usuários do setor privado. Além disso, o DHS liderou os esforços durante o ano de 2014 para estabelecer uma nova estrutura de governança denominada Conselho Executivo Interinstitucional de Fronteiras. Como presidente deste conselho, trabalhei com a liderança de outros departamentos para definir expectativas comuns sobre metas estratégicas, marcos-chave, medidas de desempenho e recursos básicos do sistema. Também nos desafiamos a repensar as políticas e os processos existentes que afetam as operações de comércio na fronteira e encontrar maneiras de melhorar os resultados dos serviços tanto para as empresas quanto para as partes interessadas do governo. Por exemplo, o Conselho está trabalhando para implementar a mensagem unificada do governo para os servidores de dados referentes ao status de uma remessa, coordenação aprimorada das atividades de gerenciamento de risco entre agências e requisitos de dados simplificados que reduzem o encargo de depósito para a comunidade comercial. Essas melhorias, que utilizam recursos do ITDS, resultarão em processamento mais rápido e previsível de cargas legais na fronteira, ao mesmo tempo em que apóiam as responsabilidades de cumprimento e conformidade do governo.


Valor do sistema de negociação de janela única saudado no seminário.


By Staff Writer 13 de março de 2013 Comentários.


A implementação e o uso completo do Sistema Único de Processamento Automático de Janelas (SWAPS) beneficiará a comunidade empresarial e reduzirá o custo de fazer negócios na Guiana, disse o ministro interino do Turismo, Indústria e Comércio, Irfaan Ali.


De acordo com a Agência de Informação do Governo, Ali, essa conquista também terá um impacto positivo na implementação da economia e do mercado único da Caricom (CSME) na Guiana, já que as informações para as empresas podem ser compartilhadas além das fronteiras. Ele disse que o SWAPS foi experimentado e testado e cumpriu o teste sólido completo que o tornaria um sistema indubitavelmente forte para fornecer todas as respostas em termos de melhoria da eficiência. Na ocasião, Ali estava se dirigindo a um encontro no workshop de partes interessadas "Transações para transações comerciais na Guiana" no Regency Hotel na semana passada na segunda-feira.


Espera-se que o SWAPS reduza ainda mais o custo e o tempo incorridos pelas empresas. Ele simplificará, harmonizará e integrará eletronicamente os processos de negócios dos órgãos de licenciamento responsáveis ​​pelas transações associadas ao comércio da Guiana. Segundo a GINA, a Guiana está agora entre os quatro países do Caribe que estão implementando aspectos do sistema.


Há também 49 países, internacionalmente, que implementaram componentes do sistema, enquanto outros 29 implementaram totalmente o sistema. 89 outros países têm alguma outra forma de sistema eletrônico para melhorar a eficiência dos negócios. O Ministro exaltou os benefícios do SWAPS, que irão melhorar a forma como os negócios são feitos e garantir que o indicador da posição da Guiana sobre facilidade de fazer negócios aumente. Ele também reconheceu os soluços experimentados com a implementação do TRIPS - o Sistema Integrado de Processamento de Receitas Totais, atualmente utilizado para transações comerciais.


Ali disse que o uso de SWAPS exigiria planejamento de médio e longo prazo pelo Setor Privado. Ele destacou: “Eles (o setor privado) precisam conseguir que seus membros entendam que a infraestrutura do país está naturalmente progredindo ao longo de um backbone de TIC que exige que eles estejam atualizados, modernizem-se e melhorem seu sistema de eficiência, porque no final do dia, deve haver uma integração de todas as partes interessadas no compartilhamento de informações. ”Ali indicou que o governo tem se concentrado em melhorar o ambiente de negócios e a eficiência. Ao nível do Conselho de Competitividade, as áreas onde são necessárias melhorias já foram identificadas e as ações necessárias para a implementação foram delineadas. Isto é projetado para resultar na mudança da Guiana de 113 para 80 no Indicador Doing Business, daqui a três anos.


Comissário Geral da Autoridade Tributária da Guiana (GRA), Khurshid Sattaur declarou: “É por causa da necessidade de ter essas melhorias na condução de negócios que escolhemos para abraçar este conceito de aplicação de janela única, e eu acho que é um que Contribuirá significativamente para a forma como conduzimos nossos negócios, não apenas o GRA, mas também com outras agências com as quais colaboramos. ”


A GINA disse que a Sattaur reconheceu que o GRA é a agência com a qual a maioria das empresas se relaciona, e tem um papel a desempenhar nas atividades comerciais. Ele disse que há benefícios significativos com relação ao uso de SWAPS que teriam um impacto direto na redução de custos e na melhoria da coleta e compartilhamento de dados, apoiando o gerenciamento de risco e acelerando o processamento de bens e documentos. Estes, por sua vez, reduzirão o tempo gasto para realizar transações comerciais.


Sattaur observou que um dos desafios da implementação do SWAPS é o movimento de um papel para um mundo sem papel. Ele enfatizou: "Esperamos que, com o aprimoramento tecnológico, possamos conceder as licenças necessárias de maneira mais rápida e, se, portanto, o SWAPS for usado de maneira eficaz, teremos uma maior cooperação interinstitucional entre as diferentes agências". Presidente da Comissão do Setor Privado, Ronald Webster concordou com o apelo do Ministro Ali para que o setor privado fosse mais modernizado. Ele também destacou os pontos positivos das SWAPS, no que diz respeito à facilitação do comércio e transações, reduzindo custos de transporte, promovendo transparência e harmonização de regulamentos, procedimentos alfandegários eficientes e transparentes e simplificando a documentação e processamento comercial. Ele citou Cingapura como um país que implementou com sucesso os SWAPS, resultando em um aumento em seu Produto Interno Bruto (PIB). Webster comprometeu-se com o apoio da Comissão do Setor Privado na implementação do SWAPS e disse estar ansioso para a implementação completa em um futuro próximo, acrescentou GINA.


Janela Única do Setor Público.


Como líderes na implementação de programas de janela única, a SGS criou soluções para otimizar e proteger transações comerciais em todo o mundo.


As soluções de janela única permitem que as partes interessadas do comércio interajam eletronicamente, enviando e distribuindo documentos, incluindo declarações alfandegárias, pedidos de permissão de importação / exportação, faturas comerciais e certificados de origem para acelerar e proteger a cadeia de fornecimento.


Um programa de janela única pode melhorar significativamente suas operações de negociação, eliminando o papel e reduzindo os prazos, mantendo as informações atualizadas e em um local seguro para referência.


Usando a exclusiva tecnologia TradeNet personalizável, nossa equipe de especialistas pode trabalhar de perto com todas as partes interessadas em sua rede para identificar e construir um processo e fluxo de trabalho para vincular várias partes, como sistemas alfandegários e portuários, bancos comerciais, seguradoras, tesourarias e autoridades .


Personalizando uma solução de janela única.


Na SGS, sabemos que cada situação é única e acreditamos que a chave para uma solução de janela única bem-sucedida reside em uma avaliação completa das necessidades, opções de financiamento e estratégia de implementação.


Nós podemos ajudá-lo:


Realização de um estudo de viabilidade completo Estabelecimento de custeios de projetos Financiamento parcial ou até 100%, dependendo da natureza do projeto Criação e gerenciamento de uma implementação faseada do programa.


Nossa experiência mostrou que o melhor caminho para uma solução de janela única bem-sucedida é através de uma estreita relação entre os setores público e privado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Sempre que possível, também encorajamos o conceito de programas Build Operate Transfer (BOT) para ajudar nossos clientes a assumir e gerenciar sua própria rede.


Saiba mais sobre como a SGS pode ajudá-lo a implementar uma solução de janela única.

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